Marketing no Carnaval: estratégias para empreendedores aproveitarem a folia

A cada ano, o Carnaval em Minas Gerais tem se tornado uma data de sucesso e com altas expectativas de grandes movimentações econômicas. Para se ter uma ideia, somente em 2024, 4,7 milhões de reais foram inseridos no mercado mineiro graças à festividade. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, para 2025, a previsão é que a folia gere um lucro de 1 bilhão de reais. O Carnaval impulsiona o comércio, o turismo e a prestação de serviços, se tornado uma ótima oportunidade para os empreendedores investirem na principal forma de ganhar clientes nos dias atuais: o marketing.

A diretora da Agência Uaauge e especialista em marketing, Camila Nogueira, explica que investir em estratégias de comunicação durante o Carnaval pode ser o diferencial para aumentar a visibilidade e o engajamento do público. “O Carnaval é um momento de grande circulação de pessoas e compartilhamento de experiências. E neste momento que Minas Gerais vive, de grande atração de foliões, tem que ser muito bem aproveitado para os comerciantes de todo o estado. As marcas que souberem se conectar com esse espírito festivo terão mais chances de fortalecer sua presença no mercado e atrair novos consumidores, lucrando não só na época da folia, mas elevando a marca em um todo”, destaca.

Entre as principais ações de marketing que os empreendedores devem investir no Carnaval estão o uso das redes sociais com campanhas interativas, parcerias com influenciadores locais e experiências imersivas para os possíveis clientes. A especialista reforça que com o cenário otimista para a folia, investir em estratégias de marketing pode ser um passo decisivo para potencializar vendas, atrair novos clientes e consolidar negócios na cidade.

“A personalização e a criatividade são essenciais. Empresas que aproveitam a linguagem e a atmosfera do Carnaval para criar conteúdos relevantes e ações de impacto conseguem gerar conexão e fortalecer sua marca de forma orgânica. Entre as dicas práticas estão os brindes, descontos progressivos, frete grátis, promoções, kits e combos dos produtos da marca”, finaliza Camila.

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